terça-feira, 25 de outubro de 2016

Aula Passeio

Educação Infantil

Explorando nosso território

A cultura é a expressão da construção humana e é constituída através do diálogo no dia a dia das pessoas, que, com o passar do tempo, constroem símbolos significativos que dão sentido a elas, e são compartilhados por elas. São esses elementos que formam a cultura de um determinado povo e região. A escola faz parte da construção dessa cultura.

A escola é um local de conhecimento, mediadora dos conhecimentos teóricos e da prática, e a cultura é uma forma dela. Nas escolas são trabalhadas muitas vivências, a fim de proporcionar ao aluno  um repertório para a vida. O conhecimento é mais que a lição passada em sala de aula, ele também é composto pelas experiências fora dos portões da escola.

Buscando uma perspectiva de sucesso para o desenvolvimento e aprendizagem do educando no contexto da educação infantil o espaço físico torna-se um elemento indispensável a ser observado. Um ambiente estimulante para a criança é aquele em que ela se sente segura e ao mesmo tempo desafiada, onde ela sinta o prazer de pertencer a aquele ambiente e se identifique com o mesmo e principalmente um ambiente em que ela possa estabelecer relações entre os pares. Um ambiente que permite que o educador perceba a maneira como a criança transpõe a sua realidade, seus anseios, suas fantasias

Segundo Piaget: “o desenvolvimento resulta de combinações entre aquilo que o organismo traz e as circunstâncias oferecidas pelo meio [...]"








Nenhum comentário:

Postar um comentário