terça-feira, 25 de outubro de 2016

Maratona de Histórias

CONTANDO E ENCANTANDO


A Maratona de Histórias foi uma atividade da Sala de Leitura, que contou com a participação especial dos alunos do 3º ano.

Os alunos do 3º ano embarcaram nessa atividade com muita dedicação e alegria. Por um dia, eles foram os contadores de histórias da escola, para todas as turmas, de sala em sala, eles encantaram os outros alunos da escola com a magia dos livros. 

O hábito da leitura é um dos mais importantes para o desenvolvimento do intelecto e também o caminho mais curto para adquirir conhecimento. Em meio ao boom tecnológico das últimas décadas, esse hábito acabou ficando de lado, sendo substituído primeiro pela televisão, depois pelos computadores, pelos videogames e agora pelos smartphones.

A leitura é a maneira mais antiga – e mais eficiente, até hoje, de adquirir conhecimento. E é preciso desconstruir aquela ideia de que ler é um hábito chato e monótono. Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, ler revistas, sites, gibis, livros de romance, entre outras leituras de entretenimento, é tão eficaz quanto ler um livro técnico. A diferença é que ler sobre algo técnico oferece conhecimento sobre aquele determinado assunto, enquanto ler sobre variedades estimula o raciocínio e melhora o vocabulário. É clichê, mas é fato: somente escreve bem quem lê bastante.

A leitura melhora o aprendizado dos alunos, pois estimula o bom funcionamento da memória, aprimora a capacidade interpretativa, pois mantém o raciocínio ativo, além de proporcionar ao leitor um conhecimento amplo e diversificado sobre diversos assuntos. Quem lê muito conversa sobre qualquer coisa, e consegue formar opiniões bem fundamentadas.



















Nenhum comentário:

Postar um comentário