terça-feira, 31 de maio de 2016

Dia do Brincar - Educação Infantil

BRINCAR É COISA SÉRIA


Desde a antiguidade, a brincadeira era utilizada como forma de ensino, sendo instrumento importantíssimo para o processo de socialização e proporcionando experiências de autonomia. O brincar é algo espontâneo, prazeroso e acontece de forma natural na vida das crianças.
Para compreender a experiência da brincadeira como um fenômeno cultural é preciso perceber que as crianças percebem o mundo através das experiências que adquirem quando brincam, interagindo com outras crianças e com os adultos. Assim, ela experimenta suas emoções e elabora suas experiências.
A criança começa a brincar no útero da mãe, bem antes do que imaginamos.

A brincadeira é uma das linguagens que se destacam na infância e é através dela que a criança significa e ressignifica o mundo, constituindo suas práticas culturais.

Vigotsky, afirma que, é na brincadeira que a criança consegue vencer seus limites e passa a vivenciar experiências que vão além de sua idade e realidade, fazendo com que ela desenvolva sua consciência. Dessa forma, é na brincadeira que se pode propor à criança desafios e questões que a façam refletir, propor soluções e resolver problemas. Brincando, elas podem desenvolver sua imaginação, além de criar e respeitar regras de organização e convivência, que serão, no futuro, utilizadas para a compreensão da realidade. A brincadeira permite também o desenvolvimento do autoconhecimento, elevando a autoestima, propiciando o desenvolvimento físico-motor, bem como o do raciocínio e o da inteligência.

 











Galinha choca, chocou o ovo...  




















Circuito: zig zag e bola no cesto...












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